Nota Biográfica
Nicholas Turner (5 de Março de 1947) é um cidadão inglês, descendente de uma ilustre família de militares e diplomatas, cujo o avô Capitão Lindsay Sands, RN MPE, veterano da batalha da Jutelândia e de outros conflitos da I Guerra Mundial, encontra-se sepultado no Cemitério Inglês, Lisboa. É casado com Jane Turner, uma distinta historiadora investigadora do Desenho de Mestres Holandeses, até recentemente responsável pelo Departamento de Artes Gráficas do Rijskmuseum, em Amesterdão.
NT é um historiador independente com 50 anos de experiência de investigador em Desenhos de Mestre e Pintura.
As primeiras duas décadas da sua carreira aconteceram no Departament of Prints and Drawings do Museu Britânico de Londres (1974-94), durante o qual produziu numerosas publicações e livros, de que se destacam pela sua importância internacional Florentine Drawings (1986), Drawings by Guercino (1991), The Study of Italian Drawings: The Contribution of Philip Pouncey (1994) e Roman Baroque Drawings, c. 1620 to c. 1700 (1999). Durante este intervalo de tempo foi co-autor com Sir Denis Mahon do Catálogo da colecção de mais de 800 desenhos de Guercino e da sua Escola da Colecção Her Majesty the Queen at Windsor Castle (1989). Entre 1994 até 1998, foi Curador dos Desenhos da Colecção do J. Paul Getty Museum, Los Angeles, EUA, tendo sido responsável pela feitura de dois exemplares dos catálogos dessa Colecção (1997 e 2002) e responsável pelas importantes aquisições do Museu neste período.
Desde 1998, de entre os projectos de investigação a que tem dedicado a sua atenção e competência internacionalmente reconhecida, dois interessam o Desenho de Mestre da Península Ibérica.
Em 1994, foi convidado pelo Professor João Fraústo da Silva, então presidente do Centro Cultural de Belém, a liderar um projecto de investigação destinado a estudar cientificamente Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Públicas e Privadas Portuguesas. Um dos resultados dessa investigação foi dar visibilidade pública, nacional e internacional, ao significativo acervo de Desenhos de Mestres existentes em Portugal, materializado numa Exposição da sua responsabilidade (1998-2000) European Master Drawings from Portuguese Collections, que teve lugar no Centro Cultural de Belém, Lisboa e itinerâncias no Fitzwilliam Museum, Cambridge, Inglaterra (assinalando a Presidência Portuguesa na União Europeia); Centro Cultural de Belém, Lisboa; Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto; e Museo del Prado, Madrid. Catálogo e Exposições foram consideradas pela crítica especializada como referências e motivaram o Museo del Prado a solicitar a sua responsabilidade em colaborar com o investigador José Manuel Matilla, responsável pelo Departamento de Artes Gráficas do Museo del Prado, para referenciar a colecção de Desenhos Italianos do Museu, do qual resultou uma Exposição e um Catálogo, Dibujos Italianos del siglo XVI.
Em 2007, foram publicados pela revista de referência internacional Master Drawings, dedicada ao Desenho em Portugal e Espanha, dois artigos de NT: New Light on Vieira Lusitano as a Draftsman e A Proposal for El Greco as a Draftsman (Masters Drawings). Nestes, estabelece que um grupo de 50 desenhos ao gosto Veneziano foram produzidos por El Greco durante a sua estadia em Itália (1568-77), conjectura inédita que tem vindo a ganhar o apoio da comunidade científica internacional.
A Exposição Guercino, la scuola, la Maniera: I disegni agli Uffizi, da sua responsabilidade científica, teve lugar no Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Florença, 2008-2009 e em 2009 foi de novo mostrada com a adição de um núcleo de desenhos de Carracci e Seguidores no Kunstmuseum Bern intitulada Furor und Grazie: Guercino und sein Umkreis, Barockzeichnungen aus den Uffizien.
Nicholas Turner e Portugal
O que torna única a contribuição de NT para Portugal, é a investigação científica da totalidade do “corpus” dos Desenhos de Mestre existentes nas Colecções Públicas e Privadas Portuguesas, a fixação dessa investigação em Catálogos e Ensaios, que são referências internacionais e a divulgação internacional deste património nacional, persistentemente desenvolvida ao longo de 20 anos.
Importa sublinhar que a investigação em apreço – no que toca aos numerosos artistas portugueses que, entre os séc. XVI-XIX, desenharam – é particularmente exigente e só ao alcance de quem, como NT tem a capacidade e o talento, não só de analisar os artistas nacionais e a sua produção, mas também o de os contextualizar na produção europeia da pintura, desenho e gravura das respectivas épocas.